quinta-feira, 4 de julho de 2013

Situação atual da Casa de Moisés


Prezados,
Somos um grupo de voluntários denominado Amigos em Ação, que se reuniu há três anos com a intenção de auxiliar uma instituição de acolhimento onde as crianças tivessem carinho, educação, respeito e cuidados essenciais. Depois de muito procurar, encontramos a Casa de Moisés e já na primeira visita, houve a identificação com a proposta de Dona Vera e com as crianças que ali são cuidadas. Desde então, visitamos regularmente a casa de Moises pelo menos uma vez por mês, onde desenvolvemos vários tipos de atividades, as quais são publicadas no blog http://amigosemacaodf.blogspot.com.br/.
Durante mais de duas décadasessa senhorinha, ternamente conhecida como Mãe Vera, manteve a Casa de Moises praticamente apenas com a ajuda de grupos de voluntários, que contribuem de várias formas, desde doações de alimentos básicos, roupas, brinquedos a compra de medicamentos e auxílio na construção/melhoramento das dependências da instituição. Pelo que sabemos, ela tentou em vários momentos a ajuda das autoridades do Estado para pelo menos o alívio de gastos básicos da Casa, como contas de água e luz, mas não obteve êxito, mesmo sabendo se tratar da única instituição do município de Águas Lindas que acolhe crianças em situação de risco.
A noticia da decisão judicial e algumas outras publicadas na mídia,onde, inclusive, somente um lado dessa situação é mostrado, causou extrema estranheza ao grupo. Nunca ouvimos das crianças ou de outros visitantes relatos de maus tratos ou abusos, neste tempo em que frequentamos a Casa. Consideramos, ainda, que a intervenção do Ministério Público é importante diante dos fatos apontados, mas deve ser feita com responsabilidade e respeito. Caso os fatos relatados como causa da interdição sejam confirmados, tenham certeza que os próprios colaboradores se dispõem a acionar as autoridades no âmbito federal para auxiliar no que for possível a reverter as possíveis irregularidades.
Esperamos, assim, que ao reportar notícias sobre a situação da Casa de Moisés, haja uma preocupação com a veracidade dos fatos, procurando ouvir depoimentos não só sobre a interdição, mas sobre a própria história de Mãe Vera, em respeito à sua idade e à sua árdua jornada.
Saudações,
Grupo Amigos em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário